14.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

Tarifas têm motivo político e não são negociáveis, diz Roberto Giannetti

Brasília
céu limpo
14.5 ° C
14.5 °
12.3 °
89 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
25 °

Em Brasília

Roberto Giannetti, responsável pelo Comércio Exterior no Lide, comentou ao Broadcast, serviço de notícias instantâneas do Grupo Estado, que um dos principais pontos que preocupam os empresários é a “interferência indevida do governo dos EUA nos assuntos internos do Brasil”. Ele ressaltou que, se a origem verdadeira da política tarifária de Donald Trump for política, não será possível negociar entre os países, embora este não seja o cenário esperado pelo grupo de empresários.

“Se a causa principal for política, então não há solução. Nesse caso, é impossível negociar”, afirmou, esclarecendo que questões políticas não foram discutidas na reunião dos empresários na última sexta-feira, 18.

Além disso, Giannetti destacou que o aumento das tensões políticas dificulta a busca por soluções econômicas, que devem ser baseadas em critérios técnicos e racionais — foco do encontro promovido pelo Lide. Durante essa reunião, foram analisadas propostas para uma “agenda positiva” que será apresentada ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Dentro dessa agenda, o responsável pelo Comércio Exterior no Lide mencionou propostas como reduzir barreiras tarifárias e outras restrições comerciais com os EUA, revisar a seção 301 relacionada a serviços de inteligência artificial e tecnologia da informação importantes para grandes empresas de tecnologia; além de um acordo para evitar a tributação de investimentos entre Brasil e EUA.

Participaram do encontro empresários de diferentes setores, entre eles: Henrique Meirelles (ex-ministro e ex-presidente do Banco Central), Caio Megale (XP), Luiz Fernando Furlan (BRF), Nayana Rizzo (AWS), Fernando de Paula (McDonald’s), Rodrigo Simonato (Tereos), Guilherme Bastos (FGV), Haroldo Silva (Abit), José Velloso (Abimaq), Tirso Meirelles (Sebrae), Julio Serson (Grupo Vila Rica), Marcos Gouvêa de Souza (Gouvea Ecosystem), Roberto Paranhos (Índia Chamber), Heleno Torres (ADV), João Doria (Lide), João Doria Neto (Lide) e Juliana Villano (Embraer).

Conteúdo elaborado com informações do Estadão.

Veja Também