15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Tarifas dos EUA preocupam indústria francesa de vinho

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
12.8 °
74 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

A Federação dos Exportadores de Vinhos e Bebidas Alcoólicas da França (FEVS) alertou nesta sexta-feira (1º) sobre o impacto forte que as tarifas americanas e a baixa do dólar podem causar, e pediu que a França e a União Europeia sigam negociando.

Recentemente, os Estados Unidos e a União Europeia fecharam um acordo comercial que impõe uma tarifa de 15% para a maioria das exportações europeias para os EUA.

“O efeito dessa decisão será ainda mais forte, já que o dólar americano está desvalorizado”, disse Gabriel Picard, presidente da FEVS.

Segundo Picard, essas medidas podem reduzir as vendas de vinho e bebidas alcoólicas em até 25% nos Estados Unidos, o que representaria uma perda de aproximadamente 1 bilhão de euros, cerca de 6,4 bilhões de reais atualmente.

Essa redução nas exportações pode prejudicar cerca de 600 mil empregos da indústria, segundo estimativa feita no comunicado.

A União Europeia reconhece que o setor de vinhos será afetado, mas continua as negociações para tentar conseguir uma isenção das tarifas.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, afirmou que o país busca “garantias” para seus vinhos e bebidas.

Jean-Marie Fabre, presidente do sindicato dos produtores de vinho independentes da França, declarou em entrevista nesta sexta que esperam conseguir a isenção e que estão pressionando as autoridades francesas para que a Comissão Europeia conduza as negociações neste sentido.

Veja Também