31.5 C
Brasília
terça-feira, 09/09/2025

Tarifa dos EUA não vai prejudicar pequenos e médios produtores, afirma Lula

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
33.4 °
31.5 °
19 %
4.6kmh
0 %
ter
34 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °
sáb
34 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que os pequenos e médios produtores da região Norte, afetados pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não terão prejuízos. A declaração foi dada em entrevista à Rede Amazônica, transmitida na manhã desta terça-feira (9/9).

“Nenhum pequeno produtor de açaí, mel ou castanha será prejudicado, pois o governo assegura que esses produtores serão protegidos. Já estabelecemos um fundo para apoiar financeiramente quem eventualmente enfrentar dificuldades”, destacou o presidente.

A sobretaxa, implementada em agosto, incide sobre produtos da região amazônica, como açaí, castanhas, cacau, mel e pescados. O presidente afirmou que o governo buscará novos mercados como alternativa ao aumento tarifário, além da possibilidade de adquirir alimentos para a merenda escolar.

“Caso necessário, o governo assumirá a responsabilidade para proteger nossos pequenos e médios produtores dos impactos desta tarifação”, enfatizou.

Durante a entrevista, Lula também abordou o combate ao crime organizado. Nesta terça-feira (9/9), inaugura um Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus (AM).

“Há muitos envolvidos com atividades criminosas. Por isso, estamos criando um Centro de Investigação na Amazônia para atuar em conjunto com outros países e estados para intensificar o enfrentamento ao narcotráfico, tráfico de armas e proteger a floresta. Não será permitida a extração de madeira ou mineração sem a devida autorização”, ressaltou.

Veja Também