30.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

Tarcísio suspende ida a Brasília por pressão sobre anistia a Bolsonaro

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
31.7 °
30.4 °
28 %
1.5kmh
40 %
seg
32 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
31 °

Em Brasília

CAROLINA LINHARES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu cancelar sua viagem a Brasília nesta segunda-feira (15) devido às negociações em andamento para que o Congresso aprove a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele planejava viajar para a capital federal no final da tarde e retornar somente na manhã de terça-feira (16).

Uma visita ao ex-presidente, que foi condenado a 27 anos de prisão na última quinta-feira (11), não estava prevista inicialmente. A agenda de Tarcísio em Brasília, contudo, não foi divulgada.

Esta semana, o PL irá propor que o perdão aos condenados por tentativa de golpe seja votado na Câmara. Por outro lado, o PT deseja que a pauta da semana priorize a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000.

A definição da pauta de votação será feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reunião com líderes partidários na manhã de terça-feira (16).

Na primeira semana do julgamento de Bolsonaro pelo STF (Supremo Tribunal Federal), Tarcísio passou dois dias em Brasília, realizando conversas com líderes e dirigentes do centrão para formar maioria a favor da anistia. Após sua atuação, o Republicanos e parte do PSD se uniram ao PL, PP e União Brasil para exigir publicamente que o ex-presidente não seja preso.

No ato bolsonarista do dia 7 de Setembro, Tarcísio pediu anistia, criticou o STF e chamou o ministro Afonso Moraes de tirano e ditador.

Como reportou a Folha, a aprovação da anistia enfrenta a resistência do governo Lula (PT), dos ministros do STF, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e também do presidente da Câmara. Motta está sob pressão, admite votar a medida, mas procura uma solução definitiva que envolva um acordo entre os Poderes.

Veja Também