24.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Tarcísio propõe uso de presos para recuperar danos das chuvas

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
22.8 °
66 %
1.5kmh
40 %
qua
27 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
22 °

Em Brasília

BRUNO RIBEIRO E ANDRÉ FLEURY MORAES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer que presos do sistema prisional de São Paulo ajudem a consertar os estragos causados pela forte tempestade que atingiu o estado nesta segunda-feira (22).

Tarcísio se reuniu com representantes de cerca de 50 prefeituras do estado na tarde desta terça (23), no Palácio dos Bandeirantes, para apresentar essa ideia.

A proposta é que os detentos sob responsabilidade da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), que já trabalham em outras funções, possam colaborar com as cidades através de convênios. Esses são presos do regime semiaberto, ou seja, trabalham fora das cadeias durante o dia e voltam à noite.

As prefeituras irão cuidar dos custos extras, como transporte e alimentação dos presos, enquanto a vigilância seguirá sob controle do governo estadual.

Para iniciar o plano, o governo precisa da autorização do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O presidente do órgão, Fernando Antonio Torres Garcia, esteve no Palácio dos Bandeirantes nesta terça.

Esse projeto pode ser aplicado em outras situações parecidas nos próximos meses, conforme informado pelo comandante da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira. O projeto é baseado em experiências que já aconteceram em algumas prefeituras.

“Algumas cidades, como Cajamar, já receberam autorização da juíza local para usar presos na limpeza das ruas. Essa ajuda é importante para recuperar a normalidade das cidades mais rápido”, explicou o coronel.

O governo ainda não sabe quantos presos serão envolvidos nessa ação.

“Ainda não temos números, mas a reunião serviu para entender as necessidades de cada cidade para podermos organizar a ajuda. Algumas cidades já pediram ajuda dos detentos”, afirmou o coronel.

Além disso, o coordenador da Defesa Civil informou que o governo paulista está exigindo mais responsabilidade das empresas de energia.

Um balanço da Enel, que atende São Paulo e 23 cidades da região metropolitana, mostrou que cerca de 30 mil clientes estavam sem energia elétrica no final da tarde desta terça-feira. Problemas no fornecimento também ocorreram no interior do estado.

Coronel Henguel Pereira ressaltou que as empresas de energia devem ter compromisso com a vida das pessoas, e não apenas com os negócios.

“O governador tem cobrado que essas empresas sejam mais responsáveis e respondam melhor diante de desastres naturais”, concluiu.

Veja Também