O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para saber se vai viajar para Brasília nesta terça-feira (16/9) para encontrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Tarcísio chegou a cancelar a viagem para a capital federal na segunda-feira (15/9) e, oficialmente, não planeja ir sem a autorização do ministro Alexandre de Moraes para visitar Bolsonaro, que está cumprindo prisão domiciliar. A intenção é que a visita aconteça nesta terça, e não no dia 29 de setembro, como definido anteriormente pelo ministro.
A defesa do ex-presidente está tentando incluir Tarcísio na lista de visitas previstas para terça-feira. Bolsonaro estava programado para receber o senador Carlos Portinho (PL-RJ), porém o encontro foi cancelado devido a um compromisso internacional do senador.
O cenário é claro: Tarcísio só irá a Brasília na terça-feira se o ministro Moraes autorizar a visita a Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento no golpe. Até o momento, o ministro não tomou uma decisão sobre o pedido da defesa do ex-presidente.
Além da visita, Tarcísio pretende aproveitar a ida à capital federal para retomar a mobilização em favor da anistia para Bolsonaro e outros presos pelos eventos do 8 de Janeiro, conforme foi informado pelo Metrópoles na coluna de Igor Gadelha.