JULIANA ARREGUY
FOLHAPRESS
Em um evento com clima de campanha em Embu das Artes na última quinta-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi mencionado como futuro presidente pelo seus aliados durante a entrega de casas populares. Ele optou por não confirmar nem negar se concorrerá à Presidência da República em 2026.
O ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, levantou a mão de Tarcísio para mostrar apoio e afirmou: “A voz do povo é a voz de Deus e Tarcísio será nosso presidente”. O governador apenas sorriu e permaneceu em silêncio diante dos comentários.
Tarcísio não comentou sobre essas falas durante seu discurso de 20 minutos e deixou o evento sem falar com a imprensa.
Ney Santos também disse a Tarcísio: “Sei que não gosta de falar nisso, mas o estado de São Paulo está pequeno pra você. O povo brasileiro precisa de você agora. Você mostrou como se faz política pública de qualidade para o estado e tenho certeza que Deus está preparando esse momento para você”.
Antes disso, o atual prefeito de Embu, Hugo Prado, também chamou Tarcísio de presidenciável para 2026.
Prado disse: “A vontade do povo de Embu e do Brasil é ter um presidente que dialogue e faça a diferença”.
Essas declarações surgem em um momento de disputas internas na direita, especialmente entre Tarcísio e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também busca se lançar para a presidência em 2026, já que o pai, Jair Bolsonaro, está inelegível e investigado no STF.
Tarcísio é visto por apoiadores e partidos como o principal nome da direita para enfrentar o presidente Lula (PT) nas eleições do próximo ano. Pesquisa Quaest divulgada na quinta mostra que eles estão empatados tecnicamente em um possível segundo turno, com Tarcísio apresentando melhor desempenho contra o petista.
No evento, Tarcísio cumprimentou o público, abraçou moradores e posou para fotos, atrasando sua entrada no palco em 30 minutos. Publicamente, ele tem afirmado que será candidato à reeleição no estado.
Tarcísio esteve acompanhado do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que também participou como possível candidato ao governo paulista.
Nunes foi convidado para entregar a chave de uma das casas, apesar de não ter feito discurso. Ele foi convidado pelo líder do movimento de moradia, Rosalvo Salgueiro.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos), que discursou no evento, se declarou “tarcisista” e mencionou tanto Tarcísio quanto Nunes como candidatos.
Nóbrega disse: “Fico feliz em ter um amigo no governo do estado e outro na presidência”.
Com forte base eleitoral em Embu, Nóbrega fez mais elogios a Nunes do que ao próprio prefeito da cidade, afirmando: “Para falar de Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes eu passaria o dia inteiro aqui”.