A Tanzânia liberou a entrada de 14 produtos agrícolas brasileiros em seu mercado, informou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua. O Brasil poderá exportar bovinos vivos para reprodução; embriões bovinos in vivo e in vitro; carne e produtos de aves; carne e miúdos de bovinos, ovinos, caprinos e suínos; produtos processados termicamente dessas carnes; além de ovos férteis e pintinhos de um dia.
Luis Rua destacou que foram abertos 185 mercados para produtos do agronegócio brasileiro neste ano e 485 desde 2023. A Tanzânia é vista como um mercado promissor devido à sua população de cerca de 67 milhões de habitantes.
Em janeiro, o Brasil participará de uma feira agrícola multissetorial na Tanzânia para apresentar essas novidades, interagir com entidades locais e entender melhor o mercado, que é novo para o país, porém importante para o continente africano.
Segundo Luis Rua, essa ampliação comercial faz parte da estratégia do governo brasileiro de fortalecer a cooperação técnica e comercial com países da União Africana, resultante do diálogo Brasil-África realizado em maio.
Luis Rua ressaltou que o Brasil exporta alimentos de forma sustentável, com qualidade e integração, e é referência em bioinsumos e plantio direto. A participação na COP30 é vista como uma oportunidade para difundir essas práticas.
