26.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




Tailândia cancela acordo de paz com o Camboja

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
61 %
2.6kmh
40 %
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

A Tailândia decidiu cancelar o acordo de cessar-fogo com o Camboja, que havia sido intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um incidente envolvendo uma mina terrestre. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11/11) pelo Exército Real Tailandês.

Segundo comunicado do comandante chefe do exército tailandês, um soldado do país ficou ferido ao pisar em uma mina na fronteira com o Camboja, um ato considerado hostil pelas autoridades da Tailândia.

“A verdade ficou clara: a atitude hostil [do Camboja] continua”, disse o general Pana Klaewplodthuk. “O Exército Real Tailandês precisa romper todos os acordos para proteger o direito de se defender contra tratamentos injustos”.

Por outro lado, o Ministério da Defesa do Camboja negou tais acusações. Em nota, o órgão informou que o país “não utilizou nem instalou novas minas terrestres” na área em questão, sugerindo que as armas possam ser vestígios de conflitos anteriores na região.

Histórico do conflito

A tensão entre Tailândia e Camboja, que tem raízes históricas, voltou a se agravar em julho deste ano, quando confrontos ocorreram na fronteira após acusações mútuas de disparos. Estima-se que 43 pessoas tenham morrido e cerca de 300 mil tenham sido deslocadas devido à guerra.

Com a pressão econômica exercida por Donald Trump, os dois países chegaram a um cessar-fogo instável no final de julho. Posteriormente, em outubro, firmaram um acordo de paz permanente para tentar restabelecer a tranquilidade na região.




Veja Também