Nesta segunda-feira (22), foi iniciado o Plano Pedagógico do Programa Alfaletrando na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga. O encontro contou com a presença de autoridades da Secretaria de Educação (SEEDF) e diretores das escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental das regiões de Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueira e Areal. Todos receberam kits pedagógicos com materiais e jogos para ajudar na alfabetização.
Esses kits beneficiarão aproximadamente 4 mil alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Além disso, os profissionais da CRE acompanharão as escolas para apoiar os professores na execução do programa. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, elogiou a ação da Regional de Ensino de Taguatinga, que está no segundo ano do programa Alfaletrando nas Escolas.
“O material está de alta qualidade, foi cuidadosamente desenvolvido por excelentes profissionais. Outras regionais de ensino podem usar esse exemplo para criar seus próprios kits e garantir que todos os nossos estudantes aprendam a ler na idade certa”, afirmou. A secretária destacou que o programa unifica o trabalho nas escolas e tem como meta assegurar que a maioria das crianças esteja alfabetizada até o segundo ano.
A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, ressaltou a importância da ludicidade na alfabetização nas primeiras séries e destacou o valor do trabalho em rede para o sucesso do programa. “O nosso programa Alfaletrando permite que cada regional fortaleça esse trabalho. Com essa colaboração, aumentamos muito as chances de obter melhores resultados na alfabetização”, comentou.
Descrição dos kits
Os kits são coloridos e interativos, contendo jogos, desafios com o alfabeto, problemas matemáticos, reconhecimento de formas geométricas e noções de dinheiro, entre outros itens.
Os profissionais da CRE de Taguatinga criaram os kits pedagógicos do Alfaletrando, focando em materiais lúdicos para alunos do primeiro e segundo ano, com ênfase em português e matemática. A articuladora do programa na Regional de Taguatinga e uma das organizadoras do projeto, Brenda Bayer, explicou a origem da iniciativa: “O plano intervém nas dificuldades das turmas, identificadas na avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)”.
Além de facilitar a aprendizagem, o material busca estimular o brincar como forma de aprender, promovendo a participação das crianças, o desenvolvimento de amizades e tornando o ambiente escolar mais agradável.
A coordenadora Regional de Ensino de Taguatinga, Daniela Freitas, destacou a importância da ludicidade no aprendizado: “Com o aspecto lúdico, os resultados são melhores. Para o professor, trabalhar com as crianças fica mais fácil. Em sala de aula, quando há jogos coloridos e um ambiente mais acolhedor, o aprendizado acontece de forma mais tranquila e eficiente”.
Durante a apresentação do plano, os gestores receberam orientações detalhadas sobre a utilização dos materiais, a metodologia do programa e os métodos de avaliação. Essas ferramentas são essenciais para acompanhar o progresso dos alunos e garantir que as metas de alfabetização estão sendo alcançadas com a intervenção pedagógica.