O Brasil precisa aumentar sua produção de cacau para não depender de outros países, e isso só será possível com investimentos e parcerias financeiras. Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, falou sobre os desafios para melhorar a produção de cacau durante um evento da COP30 em Belém.
Atualmente, o Brasil tem um déficit de 30% na produção de cacau, o que exige não só a melhoria das técnicas dos produtores atuais, mas também o envolvimento de novos agricultores. “Precisamos criar uma ligação entre a situação atual e o que queremos para o futuro”, comentou Melchior.
A transformação da produção agrícola para práticas mais sustentáveis levará de quatro a cinco anos. Durante esse período, os produtores precisam de apoio financeiro para continuar suas atividades, porque os investimentos feitos nessa fase não geram retorno imediato.
Melchior destacou que a empresa compartilha suas melhores práticas com o mercado, pois acredita que o tema não deve ser uma questão de competição. “Devemos melhorar toda a cadeia produtiva”, disse.
Para aproximar o consumidor do produtor, a empresa tem investido em ações que humanizam a cadeia produtiva, como mostrar os nomes dos agricultores nas embalagens dos produtos, criando uma conexão entre quem produz e quem consome.
