19.8 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

SUS vai iniciar uso da vacina do Butantan contra dengue em três cidades em janeiro

Brasília
nublado
19.8 ° C
19.8 °
18.9 °
88 %
2.2kmh
100 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
28 °
ter
20 °

Em Brasília

MATEUS VARGAS
FOLHAPRESS

O Sistema Único de Saúde (SUS) começará a aplicar a vacina de dose única contra a dengue, criada pelo Instituto Butantan, a partir do dia 17 de janeiro em três municípios: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP).

Essas cidades foram escolhidas pelo Ministério da Saúde para testar a vacina em uma estratégia chamada de “imunização acelerada”. O público alvo são pessoas entre 15 e 59 anos.

Essa vacinação inicial usará parte do lote de 1,3 milhão de doses que o Butantan já entregou. Depois, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento à população pelo SUS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

Espera-se que a imunização dos profissionais de saúde comece no final de janeiro. Para expandir a campanha em todo o país, será necessário aumentar a produção das doses.

O Butantan firmou uma parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines para aumentar o número de doses produzidas, o que permitirá ampliar o uso da vacina para mais faixas etárias, começando com pessoas de até 59 anos e depois incluindo quem tem a partir de 15 anos, conforme a disponibilidade.

A vacina Butantan-DV, desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde e o laboratório WuXi Biologics, é a primeira do mundo contra dengue aplicada em dose única.

A Anvisa aprovou o uso da vacina no final de novembro e ela pode ser utilizada por pessoas de 12 a 59 anos. Os estudos mostram que ela tem 74,7% de eficácia geral, 91,6% na prevenção de casos graves e 100% contra internações. A proteção dura até cinco anos.

O Butantan espera produzir 30 milhões de doses por ano a partir do segundo semestre de 2026, podendo aumentar a produção conforme a demanda.

A vacina protege contra os quatro tipos do vírus da dengue e é segura para pessoas que já tiveram dengue e para aquelas que nunca foram infectadas.

Atualmente, a vacina contra dengue disponível no SUS é a Qdenga, da farmacêutica Takeda, que exige duas doses e é recomendada apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo mais afetado por hospitalizações.

Em 2024, o Brasil teve um recorde de casos e mortes por dengue, com 6,6 milhões de casos e 6.297 mortes, superando o total das mortes dos últimos oito anos. Em 2025, houve 1.776 mortes e 207 casos ainda em investigação.

O Ministério da Saúde informou que “a avaliação do impacto da nova vacina ocorrerá nos três municípios-piloto mencionados, com imunização acelerada da população de 15 a 59 anos residente nessas cidades a partir de 17 de janeiro”.

Veja Também