16.5 C
Brasília
quinta-feira, 20/11/2025




SUS terá primeiro hospital inteligente na USP

Brasília
nuvens dispersas
16.5 ° C
16.7 °
16.5 °
75 %
2.5kmh
31 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
20 °
seg
22 °

Em Brasília

O SUS vai inaugurar seu primeiro hospital inteligente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Essa inovação pode diminuir o tempo de espera na emergência de 120 para 90 minutos, um corte de 25%.

O investimento, que é de R$ 1,7 bilhão, será financiado em parceria com o Banco do BRICS, que está avaliando os documentos enviados pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o hospital inteligente comece a funcionar em 2029.

Para a construção, o governo federal firmou um acordo com o Hospital das Clínicas e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que doará o terreno para a unidade. Este foi o último passo para garantir o financiamento.

Essa novidade faz parte da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS, que visa modernizar o atendimento hospitalar no Brasil. A gestão e operação ficarão a cargo do Hospital das Clínicas, com apoio financeiro do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Alexandre Padilha, em apresentação do projeto, disse que o hospital usará inteligência artificial, dispositivos médicos avançados e uma gestão integrada de dados para melhorar o cuidado e salvar vidas. Além do hospital inteligente, também serão implantadas UTIs com essa tecnologia em 13 estados.

Modernização

Com o hospital inteligente, o tempo de espera no pronto-socorro vai diminuir, o acesso às UTIs será mais rápido e o tempo médio de internação será reduzido. A unidade será totalmente digital, utilizando inteligência artificial, telemedicina e conectividade.

O tempo que pacientes ficam na UTI pode cair de 48 para 24 horas, e o tempo na enfermaria de 48 para 36 horas. Com sistemas integrados, os custos operacionais também serão reduzidos em até 10%, informou o ministério.

O hospital terá capacidade para atender anualmente 180 mil pacientes de emergência e terapia intensiva, 10 mil em neurologia e neurocirurgia e fará 60 mil consultas ambulatoriais de neurologia. A construção seguirá padrões internacionais de sustentabilidade, com certificação verde e controle do consumo de energia, água e resíduos.




Veja Também