A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 323/25, que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça gratuitamente dispositivos para monitorar a glicose em pacientes com diabetes mellitus através de tecnologia de escaneamento intermitente.
O dispositivo, conhecido como sensor do tipo flash, é um sensor descartável aplicado no braço. A medição do nível de açúcar no sangue é feita aproximando um aparelho ou celular compatível do sensor, eliminando a necessidade de picadas frequentes nos dedos para a coleta de gotas de sangue.
A proposta foi criada pela deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA) e recebeu parecer favorável da relatora, deputada Carla Dickson (União-RN), que é médica.
De acordo com Carla Dickson, “o uso desses dispositivos pode melhorar significativamente o controle glicêmico, reduzir episódios de hipoglicemia e aumentar a qualidade de vida dos pacientes”.
Além disso, a relatora destacou que essa medida tem relação custo-efetividade positiva para o SUS, pois diminui a necessidade de utilização de outros recursos da rede pública.
O projeto ainda seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para que se torne lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
