23.4 C
Brasília
domingo, 12/04/2026

SUS melhora tratamento com insulina glargina

Brasília
nublado
23.4 ° C
23.4 °
23.4 °
64 %
2.2kmh
95 %
seg
24 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
21 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde realizou um encontro importante no dia 8 de abril com representantes de diferentes estados e cidades envolvidos em um projeto que troca a insulina humana NPH pela insulina glargina, que age por mais tempo, no Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, feita de forma presencial e online, teve como objetivo alinhar as estratégias para avançar com essa mudança.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fernanda De Negri, liderou o encontro e ressaltou a importância de trabalhar junto com os gestores locais para garantir que a transição ocorra de forma organizada e segura. Segundo ela, a participação dos estados e municípios é fundamental para o sucesso dessa mudança.

A insulina glargina possui efeito prolongado de até 24 horas, permitindo que a maioria dos pacientes use apenas uma aplicação por dia, o que facilita o controle do açúcar no sangue e melhora a qualidade de vida. No setor privado, esse tratamento pode custar até R$ 250 para dois meses. A ampliação do uso no SUS segue as melhores práticas mundiais.

O projeto piloto está ativo no Distrito Federal, Paraná, Paraíba e Amapá, e prioriza o atendimento para crianças e adolescentes até 17 anos com diabetes tipo 1, além de idosos com 80 anos ou mais com diabetes tipo 1 e 2. A troca dos pacientes para a nova insulina começou em março e está sendo acompanhada continuamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Também foram realizados treinamentos para profissionais da Atenção Primária e da Assistência Farmacêutica. Depois de alguns meses, será feita uma avaliação dos resultados para decidir a expansão para outros estados.

Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de secretários-adjuntos da SCTIE, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SCTIE participaram do debate.

A ampliação do uso da insulina glargina faz parte de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz, a empresa brasileira Biomm e a chinesa Gan & Lee. Essa colaboração visa transferir tecnologia para o Brasil, fortalecendo a capacidade nacional de produzir medicamentos, em um momento global difícil para o fornecimento de insulina.

Veja Também