21.6 C
Brasília
sexta-feira, 03/10/2025




SUS inicia cirurgia robótica para câncer de próstata

Brasília
céu limpo
21.6 ° C
24.2 °
21.5 °
44 %
5.1kmh
0 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
34 °
ter
35 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde anunciou que passará a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia assistida por robô para tratar pacientes com câncer de próstata em estágio avançado. Essa novidade foi oficializada por uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação junto ao Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics).

A cirurgia, chamada prostatectomia radical, consiste na remoção completa da próstata e das vesículas seminais para tratar o câncer, principalmente em fases iniciais da doença. No procedimento, também podem ser retirados tecidos próximos, como linfonodos da pelve, para eliminar o tumor e reduzir chances de reaparecimento.

Segundo a portaria, as áreas responsáveis terão até 180 dias para começar a oferecer essa cirurgia no SUS. Também deverá incluir um relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que aprovou essa tecnologia após avaliação.

A Conitec deu aval final para que a prostatectomia robótica seja utilizada em pacientes com câncer localizado ou com avanço regional.

“Estamos empenhados em garantir que mais pacientes recebam os melhores cuidados disponíveis,” afirmou Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Pinheiro explicou que os próximos passos incluem criar protocolos, definir centros especializados e capacitar as equipes para assegurar procedimentos seguros e de qualidade. Ele destacou também que a técnica robótica auxilia na formação de novos cirurgiões, reduzindo o tempo de aprendizado ao permitir treinamentos em ambiente controlado e com supervisão.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.




Veja Também