28.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/06/2025




Supremo reconduz Alexandre de Moraes para mandato no TSE

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
27.8 °
34 %
3.6kmh
40 %
seg
28 °
ter
25 °
qua
28 °
qui
26 °
sex
27 °

Em Brasília

Ministro assumirá presidência da corte em agosto e organizará eleições

Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconduziu hoje (1º) Alexandre de Moraes para ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais dois anos. Com a recondução, Moraes poderá completar o período de quatro anos na Justiça Eleitoral, período máximo de mandato dos integrantes do TSE. 

A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo Supremo. Atualmente, Alexandre de Moraes é vice-presidente do TSE. Em agosto, com a saída de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização as eleições de outubro.

Após a votação simbólica no plenário do STF, o ministro disse que vai trabalhar para garantir a paz e a segurança durante as eleições.

“Que nós possamos continuar preparando as eleições do segundo semestre, como sempre fez a Justiça Eleitoral, eleições tranquilas, limpas e transparentes”, declarou.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos.




Veja Também