A Associação Suíça de Metais Preciosos (ASFCMP) manifestou preocupação com o aumento das tarifas de importação nos Estados Unidos, que agora chegam a 39% para barras de ouro fundidas de 1 kg e 100 onças. A entidade revelou em comunicado nesta sexta-feira, 8, que essa medida impacta todas as barras desse tipo importadas pelos EUA, e não apenas as provenientes da Suíça.
Com o novo valor das tarifas, “exportar esses produtos para os EUA tornou-se economicamente inviável”, informou a associação.
A ASFCMP destacou que, apesar de o mercado norte-americano ser importante, o setor suíço atua globalmente e não depende exclusivamente desse mercado.
A entidade está em diálogo com autoridades suíças e americanas em busca de uma solução conjunta para o problema.
A associação também apoia iniciativas para tornar as regras mais claras, mas alerta que a nova classificação pode prejudicar o comércio internacional de ouro físico.
De acordo com Christoph Wild, presidente da ASFCMP, “estamos especialmente preocupados com os efeitos dessas tarifas para a indústria do ouro e o intercâmbio físico com os EUA, um parceiro tradicional da Suíça”.
Estadão Conteúdo