Em meio a tensões com o governo dos Estados Unidos e críticas de parlamentares, o Supremo Tribunal Federal (STF) organizou, em colaboração com o Redes Cordiais, um encontro com influenciadores digitais para explicar o funcionamento do tribunal e melhorar sua imagem pública.
Nesta quarta-feira (13/8), 26 influenciadores de variados perfis e regiões do Brasil participaram de uma imersão sobre o sistema judiciário brasileiro e o Estado Democrático de Direito, acompanhados por ministros do STF, entidades jurídicas e membros da sociedade civil.
O STF destacou que nenhum influenciador foi remunerado para participar, visto que o evento é totalmente social e não envolve custos da Corte. Durante a atividade “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, os participantes produziram vídeos para suas redes sociais e acompanharam um protesto contra o ministro Alexandre de Moraes em frente ao Supremo. O evento segue até quinta-feira (14/8).
O objetivo do STF é estreitar a relação com a população por meio desses formadores de opinião, promovendo diálogo direto sobre polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.
Os influenciadores participaram de visita guiada no STF, assistiram a uma sessão plenária e discutiram com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, presidente atual do tribunal.
Em 2024, a primeira edição do evento elevou em 30% a imagem positiva do STF na mídia e gerou mais de 400 conteúdos nas redes dos participantes, além de fomentar uma rede colaborativa em apoio à Corte.
Influenciadores presentes
Dentre os convidados que compartilharam sua experiência online, estava Mizael Silva, conhecido como “o advogado de Moraes”. Ele publicou imagens da visita ao tribunal. Entre os demais participantes estavam:
- Alexandre Simone e Lucas Galdino (@historiasdeterapia)
- Anaterra Oliveira (@anaterra.oli)
- Antonio Tabet (@antoniotabet)
- Beatris Brantes (@beatrisbrantes)
- Beta Boechat (@betaboechat)
- Biel Braga (@umbipolar)
- Cecília Dassi (@cecilia.dassi)
- Deia Freitas (@naoinviabilize)
- Fred Nicácio (@frednicacio)
- Jackson Augusto (@afrocrente)
- Jooj Natu (@jooj)
- Laila Zaid (@lailazaid)
- Luana Xavier (@luaxavier)
- Marco Viricimo e Vitor Vogel (@vogalizandoahistoria)
- Mizael Silva (@mizaelsilv)
- Nando Gald (@nandogald)
- Nath Finanças (@nathfinancas)
- Pedro Henrique França (@pfranca)
- Rafa Xavier (@braidsrafa)
- Reinaldo Heleno (@3palavrinhas)
- Sabrina Fidalgo (@sabrinafidalgoo)
- Sara do Vale (@profsaradovale)
- Yuri Marçal (@oyurimarcal)