23.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




STF julga suspeitos do Núcleo 3 da conspiração contra o governo

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.9 °
23.1 °
79 %
3.6kmh
75 %
ter
26 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começará nesta terça-feira (11), às 9h, a avaliação dos acusados do Núcleo 3 envolvidos na tentativa de golpe durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este grupo conta com nove militares do Exército e um policial federal. Eles são acusados de participação em organização criminosa armada, tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito com violência, golpe de Estado, dano qualificado com violência grave ameaça, além da danificação de bens tombados.

Os réus, conhecidos como “kids-pretos”, eram parte do grupo de forças especiais do Exército. A Procuradoria-Geral da República (PGR) os acusa de planejar ações táticas para realizar o golpe.

O Núcleo 3 inclui os investigados:

  • Bernardo Romão Correa Netto (coronel)
  • Estevam Theophilo (general)
  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel)
  • Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel)
  • Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel)
  • Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel)
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel)
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel)
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel)
  • Wladimir Matos Soares (policial federal)

No caso do tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, a PGR solicitou que a acusação seja reduzida para o crime de incitar as Forças Armadas contra os poderes constitucionais. Isso pode abrir caminho para um acordo, evitando uma condenação para ele. Atualmente, ele enfrenta as mesmas cinco acusações aplicadas a todos os réus.

Outros núcleos

Até agora, o STF condenou 15 pessoas envolvidas na trama golpista. Sete são do Núcleo 4 e oito do Núcleo 1, esse último liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O julgamento do Núcleo 2 está marcado para 9 de dezembro.

O Núcleo 5 conta com o empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo, que reside nos Estados Unidos, sem data definida para julgamento.

Com base em informações da Agência Brasil.




Veja Também