22.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/12/2025

STF condena homem a 14 anos por sentar na cadeira de Moraes

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
23.1 °
22.3 °
79 %
1.5kmh
75 %
qui
23 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
25 °

Em Brasília

São Paulo – O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Aildo Francisco Lima a 14 anos de prisão por ações durante os protestos do dia 8 de janeiro, quando ele se sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes e transmitiu uma live.

Aildo Francisco Lima foi acusado e condenado por cinco crimes: derrubar de forma violenta o Estado democrático, tentar um golpe de Estado, causar danos graves, prejudicar um patrimônio protegido e fazer parte de um grupo criminoso armado.

Durante a transmissão, Lima afirmou: “Essa é a cadeira do Xandão. Agora sou um ministro do STF.” A defesa tentou contestar a veracidade do vídeo, afirmando que o original não era igual ao postado.

No entanto, em depoimento à Polícia Federal, Aildo Francisco Lima admitiu ter criado o vídeo, mesmo negando que o tenha compartilhado em suas redes sociais. Ele foi preso em 27 de setembro de 2023 na cidade de Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo.

A prisão dele foi mantida em junho de 2024 pela Primeira Turma do STF. Em abril deste ano, o ministro Alexandre de Moraes concedeu prisão domiciliar com restrições, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais, de manter contato com outras pessoas envolvidas no caso, de conceder entrevistas e de receber visitas, exceto de advogados e familiares.

Veja Também