O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (7) um orçamento de 1 bilhão de reais para o ano de 2026.
Essa decisão foi tomada durante uma reunião administrativa e o orçamento será enviado ao Ministério do Planejamento e Orçamento para ser incluído no orçamento geral da União para 2026.
O valor previsto é maior em comparação com o orçamento deste ano, que foi de 953 milhões de reais.
No relatório em que declarou seu voto favorável, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que o tribunal teve que aumentar os gastos com segurança devido a fatores externos.
Em 2020, os custos com a segurança das instalações e dos ministros foram de 40 milhões de reais. Para o próximo ano, a previsão é de 72 milhões de reais.
Barroso ressaltou que esse aumento nas despesas é resultado do crescimento das ameaças ao Supremo Tribunal Federal, um fato bem conhecido.
Devido a essas ameaças, houve a necessidade de investir em infraestrutura, tecnologia, equipamentos e no aumento do efetivo, incluindo servidores e terceirizados, o que impacta significativamente o orçamento, mas é indispensável.
O ministro também informou que os gastos estão dentro dos limites fiscais estabelecidos.
Ele acrescentou que, além das despesas gerais do tesouro, o tribunal adicionou despesas específicas com suas próprias receitas.
Essas são as informações compartilhadas pela Agência Brasil.