A SpaceX anunciou na terça-feira, 26 de agosto, que conseguiu colocar em órbita o foguete Starship após dez tentativas anteriores sem sucesso.
O bilionário Elon Musk, dono da empresa, parabenizou sua equipe em sua conta oficial no X (antigo Twitter). “Ótimo trabalho da equipe da SpaceX!”, comentou.
O foguete não tripulado partiu às 18h30, horário local, da Starbase, no Texas, Estados Unidos, e se separou da nave com êxito poucos minutos depois.
O propulsor desceu sobre o Golfo do México e aterrissou na água. Ao contrário do teste do ano anterior, a SpaceX não tentou o pouso reutilizável.
A companhia informou que todos os principais objetivos foram alcançados, colhendo dados importantes para o desenvolvimento futuro da Starship e do propulsor Super Heavy.
O lançamento foi adiado por dois dias devido a problemas técnicos nos sistemas terrestres e condições climáticas desfavoráveis.
O Starship é o foguete mais forte e grande já fabricado, fundamental para o objetivo da NASA de retornar astronautas à Lua. Esse projeto trouxe à SpaceX significativos contratos governamentais que somam bilhões de dólares, conforme reportado pelo jornal The Washington Post.