A assinatura do contrato para a construção do túnel que ligará Santos ao Guarujá foi adiada pelo Governo de São Paulo.
O prazo para assinatura foi estendido por mais 20 dias, atendendo a um pedido da empresa A Mota-Engil Latam Portugal S.A, vencedora do leilão e responsável pela obra e operação do túnel que conectará essas duas cidades na Baixada Santista.
O pedido de extensão foi aprovado e publicado no Diário Oficial do estado. Com essa autorização, a assinatura do contrato poderá ser feita até 28 de janeiro de 2026, quando originalmente o prazo finalizaria em 8 de janeiro do mesmo ano.
A construtora solicitou esse tempo extra para criar uma empresa exclusiva para gerenciar financeiramente o empreendimento, uma etapa fundamental para o fechamento do contrato.
Segundo o Governo de São Paulo, “o pedido foi aceito dentro dos limites legais e não afeta a integridade do projeto”.
A Mota-Engil foi declarada vencedora do leilão em 7 de novembro, com a homologação da parceria público-privada (PPP) realizada pela Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos.
O investimento estimado no projeto é de R$ 6,8 bilhões: R$ 2,7 bilhões vindos do governo federal, outra parte igual do governo estadual, e o restante será obtido via iniciativa privada, por meio da PPP.
OBRA DEVE INICIAR EM 2026
A empresa ganhou o leilão oferecendo um desconto de 0,5% sobre o valor máximo anual de R$ 438,3 milhões da contraprestação pública. O andamento do projeto pode ser acompanhado pelo site oficial, que disponibiliza todas as informações sobre a obra e suas etapas.
A Cetesb já concedeu a licença ambiental prévia, comprovando a viabilidade do túnel. A análise considerou impactos ambientais e sociais, como os efeitos em manguezais, animais, plantas, barulho e desapropriações, além de estabelecer normas a serem cumpridas nas fases seguintes de licenciamento.
O início das obras está previsto para 2026, conforme o governo federal. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o projeto deve gerar cerca de 5.000 empregos diretos.
Ainda não há uma data oficial definida para a inauguração, mas a conclusão da obra está prevista para 2031. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos com módulos de concreto pré-fabricados instalados no fundo do canal portuário, uma técnica já usada em países europeus e asiáticos.
Primeiro túnel imerso do Brasil, ele substituirá o trajeto atual feito por balsas ou estrada, que pode levar de 18 a 60 minutos, por uma passagem rápida de poucos minutos, beneficiando mais de 2 milhões de moradores.

