26.5 C
Brasília
quinta-feira, 07/08/2025

Sóstenes pede desculpas a Motta pela obstrução: “Foi muito paciente”

Brasília
céu pouco nublado
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
33 %
1.5kmh
20 %
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
29 °

Em Brasília

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), manifestou seu pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), devido à obstrução promovida pela oposição nas sessões plenárias e comissões do Congresso. Ele também agradeceu ao deputado paraibano pela paciência demonstrada durante o episódio. O pronunciamento ocorreu na quinta-feira (7/8).

“Não gosto de agir de forma incorreta, e mesmo não tendo feito isso publicamente, acabei não agindo corretamente com Vossa Excelência. Peço desculpas publicamente da tribuna da Câmara. Não estava emocionalmente preparado para a situação”, reconheceu Sóstenes durante a sessão plenária.

Em comunicado, Sóstenes destacou que o presidente Hugo não assumiu compromisso de pautas com a oposição, frisando que “o compromisso é com os líderes partidários e, nós, que representamos a maioria nesta Casa, vamos pautar o fim do foro privilegiado e a anistia.”

Durante terça-feira (5/8) e quarta-feira (6/8), parlamentares alternaram-se para obstruir os trabalhos do Congresso Nacional, ação que ocorreu logo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na noite de quarta-feira (6/8), os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), conseguiram negociar acordos que permitiram que os congressistas liberassem as mesas para a retomada dos trabalhos.

Antes da sessão plenária de quarta-feira, o líder do PL na Câmara visitou o gabinete do ex-presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL). Embora o motivo da visita não tenha sido divulgado, presume-se que tenha sido para tentar encontrar uma solução diante da resistência da oposição aos presidentes.

Veja Também