Uma equipe do Exército de Israel foi filmada atirando contra dois palestinos desarmados e com as mãos para o alto, durante uma ação militar em Jenin, região da Cisjordânia. As imagens, divulgadas na quinta-feira (27/11), mostram os dois homens saindo de um prédio cercado por militares israelenses. Eles levantam as camisas para demonstrar que estavam desarmados, erguem as mãos e se deitam no chão.
Os soldados então obrigam os palestinos a voltarem para dentro do edifício e disparam tiros à queima-roupa. Em seguida, um trator inicia a demolição da residência.
O Exército de Israel confirmou as mortes, alegando que os homens eram procurados por supostas atividades terroristas e tinham saído do prédio após horas de negociação. “Após saírem, os suspeitos foram baleados. O incidente está sob investigação”, informou o comunicado oficial.
A Autoridade Palestina, que administra parcialmente a Cisjordânia, identificou as vítimas como Al-Muntasir Mahmoud Qassem Abdullah, 26 anos, e Youssef Ali Youssef Asasa, 37 anos. Segundo o próprio Hamas, os dois não tinham ligação com o grupo.
O episódio aconteceu na quarta-feira (26/11), data em que Israel iniciou uma ampla operação militar contra supostos grupos armados no norte da Cisjordânia.
