27.6 C
Brasília
segunda-feira, 06/10/2025

sol nascente recebe ação para pintar quadra e fachadas

Brasília
céu limpo
27.6 ° C
27.6 °
25.6 °
44 %
2.9kmh
4 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
26 °

Em Brasília

O domingo no Sol Nascente ficou mais alegre com o começo do projeto Arte que Muda, criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) junto com o Instituto Coral Tintas. O projeto quer transformar a vida das pessoas e do bairro com cores. A abertura contou com a presença dos moradores, voluntários que pintam e da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A primeira parte do projeto está acontecendo na quadra esportiva do Trecho 3, que será reformada em 15 dias e entregue para a comunidade. Depois, a iniciativa vai pintar calçadas, portões e a frente de mais de cem casas da rua que dá acesso à quadra. Todas as famílias aceitaram participar, animadas com o novo visual do bairro.

“Estamos muito felizes e com muita expectativa porque nossa casa vai ser pintada”, contou a comerciante Adriana Queiroz, uma das beneficiadas. “Já falei com meus vizinhos, e todos estamos ansiosos para ver o resultado desse lindo projeto. É uma alegria muito grande para nós.”

Transformação com cores e oportunidades

Mais de 5 mil litros de tinta foram doados pelo Instituto Coral para reformar a quadra e as casas. As cores escolhidas — azul, verde, laranja, rosa, amarelo, areia e palha — vão deixar muros e fachadas mais vivos e com cara nova na rua do Sol Nascente.

Além de deixar o lugar bonito, o projeto também oferece cursos e chances de trabalho. Quinze moradores voluntários estão sendo treinados em quatro etapas sobre como preparar as superfícies, aplicar produtos, usar ferramentas e entender o mercado de trabalho.

O artista grafiteiro Leandro Vidão, que dá os treinamentos, diz: “A arte pode mudar não só a aparência das cidades, mas também como as pessoas se veem e veem o lugar onde vivem. É inspirador ver esses moradores se tornando protagonistas dessa mudança.”

Cidadania e pertencimento

A secretária Marcela Passamani ressaltou a importância do projeto para o bairro: “Viver em um lugar bonito, limpo e acolhedor é um direito de todos. Não é só pintar paredes, é mudar vidas e fortalecer o sentimento de pertencimento.”

A escolha do Sol Nascente para o projeto foi feita pela Sejus-DF, que tem promovido várias ações sociais na região. “Quando governo, iniciativa privada e comunidade trabalham juntas, os resultados são incríveis”, completou a secretária.

Veja Também