A região de Sobradinho vai receber novas áreas destinadas para moradia, comércio, serviços e pequenas indústrias. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, em 29 de janeiro, o projeto de divisão do solo para criação das quadras 15 a 22 no Setor de Expansão Econômica da cidade.
Com cerca de 110,6 mil metros quadrados perto da BR-010, o projeto visa aumentar a oferta de moradias e estimular a criação de empregos, tornando a região um novo polo urbano integrado. A proposta foi apresentada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
Serão 182 lotes no total, sendo 115 para uso misto, incluindo comércio, serviços, pequenas indústrias e moradia nos andares superiores. Estima-se até 661 domicílios e cerca de 2,1 mil moradores, respeitando os parâmetros urbanos vigentes.
Outros 63 lotes serão para indústrias específicas, e quatro áreas para equipamentos públicos. O plano inclui espaços públicos para lazer e convívio, além de vias que conectam ao sistema viário existente, priorizando pedestres e ciclistas.
Valter Casimiro Silveira, secretário de Obras e Infraestrutura do DF e relator do projeto, afirmou que a proposta está dentro das normas urbanísticas e ambientais, atendendo às demandas da população. Segundo ele, o projeto gera empregos, renda e promove a continuidade da urbanização na região.
A Terracap destacou que o empreendimento possui estudos e licenças ambientais, além de confirmação técnica das concessionárias públicas. O avanço do projeto depende do cumprimento das condições ambientais estabelecidas.
Não há ainda data para início das obras, pois o projeto segue etapas administrativas e precisa ser aprovado na Câmara Legislativa e por decreto urbanístico.
Hamilton Lourenço, diretor técnico da Terracap, destacou que a iniciativa transforma uma área antes sem uso em geração de empregos e opções de moradia próximas ao trabalho, reduzindo deslocamentos.
Expectativa dos empreendedores
Osmair da Rocha, presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores Comerciais de Sobradinho I e morador local, disse que a expansão vem de um movimento de empresários desde 2017. Ele afirmou que a abertura das quadras é fundamental para preparar comércio e serviços para o crescimento populacional da região.
Osmair também acredita que lotes maiores atrairão empresas médias e grandes, com potencial para criar muitos empregos, fortalecendo a economia local e diminuindo o deslocamento para outras regiões do DF.
Nova escola profissional em Planaltina
Na mesma reunião, o Conselho aprovou o parcelamento para construção de um Centro de Educação Profissional do Senac-DF em Planaltina, no Setor Habitacional Mestre D’Armas.
O projeto prevê um lote de 13,7 mil metros quadrados para uso institucional, áreas livres públicas e vias com ciclovias e calçadas. A escola atenderá cerca de 7,5 mil alunos por ano, oferecendo cursos em tecnologia, beleza, saúde, moda, gestão, gastronomia, turismo e economia criativa.
Após aprovação, o projeto passará por análises técnicas e dependerá de decreto para liberação da licença urbanística.
