O Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer ajuda e serviços sociais para pessoas que estão em situação de rua em oito locais diferentes em Sobradinho.
A ação começa às 9h da manhã de quinta-feira (21) e é organizada pela Casa Civil, contando com a participação de várias secretarias como Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística e Justiça e Cidadania. Também participam o Serviço de Limpeza Urbana, a Novacap, a Codhab, o Detran, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
As pessoas em situação de rua terão acesso a vários serviços nas áreas da saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais de estimação e informações sobre benefícios como deslocamento interestadual. Será oferecido um auxílio especial de R$ 600 para quem não pode pagar aluguel. Também estarão disponíveis vagas em abrigos, programas de qualificação profissional e cadastro para moradia social.
Depois do atendimento, a DF Legal vai desmontar as estruturas montadas pelas pessoas em situação de rua e transportar seus pertences para um local indicado por elas. Caso isso não seja possível, os objetos serão levados para um depósito da pasta para retirada em até 60 dias, sem custo para os donos.
Durante a semana, as secretarias realizaram visitas e atendimentos prévios nos locais para identificar e mapear as necessidades das pessoas que serão atendidas.
A seguir, os locais onde a ação será realizada em Sobradinho nos dias 21 e 22:
- Quadra central, ao lado da Caixa Econômica Federal
- Canteiro central, em frente ao Sobradinho Shopping
- Espaço Cultural de Sobradinho
- Quadra 4, no muro ao lado do Caps
- Quadra 4, no muro ao lado da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes
- Atrás do Atacadão Droga Center
- Quadra Central, antigo Procon, próximo à Administração Regional
- Quadra 2, Ginásio de Esportes
Com informações da DF Legal