Neste sábado (12), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) realizou a última reunião preparativa para a 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC) no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Na ocasião, foram eleitos os delegados e aprovadas propostas para a região norte do Distrito Federal, que inclui Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Arapoanga.
Foram escolhidos 41 delegados que representarão a região norte na etapa distrital da conferência, marcada para os dias 29, 30 e 31 de agosto. Além disso, os delegados aprovaram oito propostas de políticas urbanas sustentáveis direcionadas a enfrentar desafios em áreas essenciais do DF, como habitação, mobilidade, infraestrutura, gestão democrática, meio ambiente, clima, trabalho e renda.
Dentre as iniciativas aprovadas estão: investir em transporte coletivo com faixas exclusivas, calçadas acessíveis e veículos seguros; ampliar áreas verdes e agricultura urbana para reduzir riscos socioambientais; incentivar programas de compra pública da economia popular e solidária, com foco na capacitação de grupos vulneráveis; e garantir que novas áreas habitacionais sociais tenham infraestrutura básica próxima, como escolas, postos de saúde e transporte público, assegurando a participação da população nas decisões por meio de audiências públicas.
O encontro deu continuidade aos trabalhos iniciados em 14 de junho, em Planaltina, que foram interrompidos devido à falta de consenso entre lideranças. Participaram da reunião 255 pessoas, entre representantes de movimentos sociais, organizações comunitárias, lideranças locais e entidades setoriais, promovendo diversidade no processo decisório. Este evento ampliou o diálogo entre a sociedade civil e o poder público para construir cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e justas.
As propostas aprovadas são fruto dos debates em grupo da reunião anterior em Planaltina. Elas serão apresentadas na 6ª Conferência Distrital das Cidades e, depois, seguem para a etapa nacional, organizada pelo Ministério das Cidades, prevista para outubro.
Com informações Agência Brasília

