O projeto Movimente nas Cidades encerrou em Sobradinho reunindo centenas de mulheres para capacitação e incentivo ao empreendedorismo feminino. A iniciativa percorreu várias regiões durante 2025, destacando-se como uma importante ação da Política Distrital de Apoio ao Empreendedorismo Feminino, com o contínuo apoio da Secretaria da Mulher (SMDF).
Idealizado pelo Sebrae, o projeto proporcionou espaços para diálogo, troca de experiências e uma feira para que empreendedoras locais apresentassem seus produtos e ganhassem maior visibilidade. A atriz Mariana Xavier, engajada na valorização feminina, participou do evento destacando a importância de ampliar oportunidades para as mulheres.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou o impacto positivo do programa: “Quando uma mulher conquista autonomia, toda a comunidade avança”. Ela destacou que o programa demonstra o papel do poder público em abrir portas para o crescimento e transformação no DF.
Empreendedorismo
Giselle Ferreira, secretária da Mulher, declarou: “A participação da Secretaria no Movimente garante integração com políticas públicas para combater desigualdades de gênero e promover a autonomia econômica.”
Em 2025, o Movimente alcançou mais de cinco mil pessoas, reforçando seu papel no incentivo ao empreendedorismo feminino e na promoção da independência financeira das mulheres. Com essa experiência, o projeto é uma referência para políticas que incentivam a presença feminina no mercado de trabalho.
Giselle Ferreira complementou: “Oferecemos mais do que capacitação. Há orientação qualificada, acesso a serviços, fortalecimento de redes de apoio e caminhos concretos para que essas mulheres avancem em seus projetos de vida. Essa atuação contínua é fundamental nos territórios.”
Próxima Edição
Em março de 2026, Brasília sediará uma edição ampliada do Movimente, reforçando a importância da iniciativa para fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar redes de apoio para mulheres.
O evento ocorrerá no mês dedicado às questões femininas, destacando-o como um instrumento para promover o protagonismo das mulheres nos negócios e fortalecer políticas de autonomia econômica.
O encerramento em Sobradinho é mais um avanço rumo a um ambiente mais justo e acessível para mulheres que desejam empreender, com suporte contínuo da SMDF e parceiros institucionais.
Solange Sousa, 47 anos, moradora de Sobradinho, relatou sua experiência: “Aprender a empreender com o Sebrae foi essencial. Não basta talento para artesanato; é preciso saber administrar o negócio. A Secretaria da Mulher me ajudou a unir meu talento com a capacidade de empreender. O Movimente mudou minha vida e a de muitas outras mulheres.”
Informações da Agência Brasília

