20.5 C
Brasília
domingo, 14/12/2025

Snowden pediu asilo a 21 países, entre eles o Brasil, diz Wikileaks

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20 °
88 %
1.5kmh
75 %
dom
26 °
seg
23 °
ter
23 °
qua
24 °
qui
20 °

Em Brasília

O ex-analista de Inteligência americanoEdward Snowden enviou pedido de asilo a 21 países, entre eles Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, China, Rússia, Alemanha e França, revelou nesta segunda-feira (1º) o site Wikileaks.

Além dos pedidos anteriores a Equador e Islândia, Wikileaks informou que a assessora legal para o caso Sarah Harrison entregou pessoalmente os pedidos de asilo em favor do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA), que revelou o esquema do governo do presidente Barack Obama para “grampear” telefonemas e e-mails em todo o mundo.

“Os pedidos (de asilo) foram entregues a um funcionário russo no Aeroporto Sheremetievo de Moscou”, onde Snowden se encontra bloqueado, segundo o site Wikileaks.

“Os documentos, que destacam o risco de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos, já começaram a ser entregues pelo consulado russo às embaixadas envolvidas, em Moscou”, destaca o site.

O asilo foi solicitado a Brasil, Alemanha, Áustria, Bolívia, China, Cuba, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Índia, Itália, Irlanda, Nicarágua, Noruega, Polônia, Rússia, Suíça e Venezuela, revelou Wikileaks.

Snowden acusou nesta segunda-feira o presidente Obama de “pressionar os dirigentes” de vários países para obter sua extradição. “Na quinta-feira (27), o presidente Obama declarou ao mundo que não permitiria qualquer ‘tramoia ou negociata’ diplomática a meu respeito. Entretanto, após prometer não agir desta maneira, o presidente determinou a seu vice (Joe Biden) que pressionasse os dirigentes dos países aos quais pedi asilo político para que negassem a demanda”.

Joe Biden tratou da situação de Snowden com o presidente do Equador, Rafael Correa, durante este final de semana. Correa revelou à AFP nesta segunda que Biden pediu a ele para rejeitar o pedido de asilo político realizado pelo ex-analista da NSA.

As últimas revelações de Snowden, 30 anos, indicam que os EUA “grampearam” embaixadas de países aliados, incluindo a representação da União Europeia (UE) em Washington.

Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, o ex-consultor poderá permanecer na Rússia se deixar de divulgar informações prejudiciais aos EUA.

Veja Também