Pesquisa da Smartclip com a Nielsen mostra que isolamento social e serviços de streaming tornaram o aparelho atraente para 89% dos participantes, sendo 77% da classe CDE
As TVs Conectadas vêm ganhando seu destaque à medida que os serviços de streaming crescem e a conexão com a Internet acaba sendo mais valiosa do que uma assinatura.
Apesar de a plataforma estar presente em praticamente todos da classe A (99%) e B (95%), ela também tem presença em 77% de CDE, com destaque para a C, com 83% de utilização. “Cada vez mais o produto se populariza, acompanhando a digitalização acelerada do brasileiro”, afirmou Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.
Porém, o preço ainda é a principal barreira para 57% dos respondentes. Outros fatores que seguram alguns consumidores na hora da compra são: não costuma assistir TV com frequência (27%); não pretende trocar de TV (19%); não possui internet banda larga (13%) e tem TV à cabo (9%).
Balhes salienta que 23% dos participantes afirmam “utilizar dispositivos que transformam as TVs normais em conectadas” para driblar o preço, fazendo referência a dispositivos como o Chromecast, do Google, e o Fire TV Stick, da Amazon, que transformam a televisão normal em uma Smart TV, com acesso a streamings, aplicativos e mais.
Variedade de conteúdo é maior atrativo
O esforço para estar mais conectado deve-se à variedade de conteúdos de vídeo sob demanda disponíveis e poder assistir a o que quer na hora que quer. Não por acaso, o isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus, potencializou o consumo de conteúdo dos aplicativos pelos dispositivos, sejam eles gratuitos ou pagos: 80% dos respondentes declararam que utilizam TV Conectada diariamente.
Com isso, todos os segmentos de programação registraram crescimento em relação ao estudo feito em 2015 pelas duas companhias:
- Séries e filmes tiveram um aumento de 24%, indo de 69% a 93%;
- Noticiários cresceram 50%, subindo de 17% para 67%;
- Esportes foram de 10% para 53%; um aumento de 43%
- Música e shows subiram de 4% para 50% com seu crescimento de 46%
- Games, que não haviam aparecido no primeiro estudo, hoje é consumido por 26%.
Outro comportamento revelado é sobre a forma como os usuários usam o aparelho: 2 em cada 3 pessoas assistem com pelo menos mais uma pessoa junto. Quem não assiste sozinho, costuma estar acompanhado de familiares e amigos. Sendo assim, a média é de 2 pessoas em frente a tela.
Oportunidade para empresas
De acordo com os dados, a Smart TV é o segundo dispositivo no qual as pessoas mais prestam atenção nos anúncios. Para Lilian Prado, Managing Director da Smartclip Brasil, “as telas grandes retém muito mais a atenção dos consumidores. Geralmente, no momento em que estão zapeando pelos aplicativos para escolher o conteúdo que será consumido, eles estão com o foco direcionado.”
Prado ressalta que mais de 80% dos respondentes afirmaram procurar mais informações de pelo menos um anúncio que visualizaram na CTV. “Motivo que faz do dispositivo uma excelente estratégia para a veiculação de campanhas publicitárias”, afirma.
Por último, o uso de QR Codes também foi um destaque do estudo. 58% das pessoas escaneiam os códigos que aparecem na TV e 81% já realizaram, ao menos uma vez, compras através do QR Code.