LUCAS LEITE
FOLHAPRESS
Já estão abertas as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026. Este sistema do MEC (Ministério da Educação) distribui vagas em universidades públicas com base nas notas obtidas pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Uma novidade deste ano é que o Sisu irá considerar as notas das três últimas edições do Enem — 2025, 2024 e 2023. Isso quer dizer que o sistema escolherá automaticamente a melhor média ponderada que o candidato tiver conseguido em uma única edição entre essas três mais recentes.
Por exemplo, se a melhor média do aluno foi no Enem 2024, será essa nota que o sistema utilizará para disputar a vaga desejada.
Passo a passo para inscrição
Inscrição
Os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para se inscrever. É necessário fazer login usando o perfil do Gov.br.
Escolha da universidade e do curso
Após o login, o aluno deve escolher a primeira e a segunda opções de curso. Em seguida, precisa indicar se vai concorrer pelas vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.
Pesquise vagas e nota de corte
Segundo Marcos Raggazzi, diretor-executivo do Bernoulli, é fundamental que o candidato pesquise o número de vagas e as notas de corte do curso e da universidade que deseja.
Se escolher medicina, por exemplo, é importante analisar as notas de corte das últimas edições do Sisu, como 2023 e 2024, para ter uma noção da nota mínima necessária para aprovação.
Tenha várias opções de cursos e instituições
Marcos Raggazzi também recomenda que os estudantes tenham três ou quatro opções de cursos ou universidades. Caso a nota do candidato esteja muito distante da nota de corte da primeira opção, ele deve considerar trocar para outra mais próxima ou acima daquela nota.
Por exemplo, se a nota de corte para medicina na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) estiver muito alta, o estudante pode considerar outras instituições, como UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFF (Universidade Federal Fluminense).
Verifique classificação temporária antes do fim das inscrições
O MEC informou que a posição temporária dos candidatos e as notas de corte estarão disponíveis a partir do segundo dia de inscrições, na terça-feira (20). Assim, o aluno poderá acompanhar possíveis mudanças na nota de corte e fazer alterações nas suas opções de curso ou universidade até o último dia de inscrições, na sexta-feira (23). Após essa data, as escolhas não poderão ser modificadas.
A primeira chamada dos aprovados será divulgada em 29 de janeiro, e as matrículas ocorrerão no dia 2 de fevereiro.
Os estudantes que não forem aprovados poderão se inscrever na lista de espera pelo Portal Único a partir de 29 de janeiro até 2 de fevereiro.
Dicas importantes
- Pesquise o número de vagas e notas de corte das últimas edições do Sisu para conhecer a nota mínima necessária para o curso desejado.
- Mantenha opções alternativas de cursos e instituições. Caso a sua nota esteja muito distante do corte, escolha alternativas com notas próximas ou superiores ao que você tem.
- Acompanhe as notas parciais no site do Sisu para acompanhar alterações na nota de corte e fazer trocas até o final das inscrições.
Calendário Sisu 2026
- Período de inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
- Matrícula dos aprovados: 2 de fevereiro
- Período para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Convocação de candidatos da lista de espera pelas instituições: 11 de fevereiro
