Depois de um período de tempo seco e frio na Região Sul, as precipitações retornarão aos três estados no final desta semana, conforme previsão da Climatempo. Entre sexta-feira (13) e domingo (15), os volumes acumulados devem variar entre 40 e 80 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros em pontos específicos.
Na noite de sexta-feira, um sistema de baixa pressão se formará sobre o Paraguai, tornando o tempo instável. No sábado (14), esse sistema avança pela Região Sul, ganhando força sobre o oceano e originando uma frente fria, identificada como ciclone extratropical.
Nas regiões do Oeste, Missões, Centro e Noroeste do Rio Grande do Sul, além do Oeste do Paraná, a quantidade de chuva pode atingir 100 milímetros. Em Santa Catarina e nas outras áreas do RS e PR, os acumulados ficarão entre 40 e 80 milímetros.
Há alerta para chuva intensa acompanhada de temporais isolados, descargas elétricas e ventos fortes no Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Litoral do Rio Grande do Sul. Isso inclui cidades como Itaqui, Santa Maria, Santo Ângelo, Erechim, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Novo Hamburgo, Mostardas e Capão da Canoa.
Precipitações moderadas a fortes com eventuais descargas elétricas e ventos intensos são esperadas na Campanha, Sul, Sudeste e Região Metropolitana de Porto Alegre, abrangendo cidades como São Gabriel, Canguçu, Pelotas, Encruzilhada do Sul, Camaquã e Porto Alegre.
A Climatempo alerta também para risco elevado de aumento rápido em arroios, córregos e pequenos rios, além de possíveis alagamentos em áreas urbanas.
Previsão para os próximos dias:
- Sexta (13): Sistema de baixa pressão se forma com as primeiras chuvas à noite;
- Sábado (14): Tempo instável com chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento entre 80 e 90 km/h;
- Domingo (15): O ciclone extratropical proporcionará chuva fraca a moderada e ventos entre 60 e 80 km/h;
- Segunda (16): Retorno das chuvas moderadas a fortes, com possibilidade de granizo e ventos intensos.