Brasília, 19 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve na China nesta segunda-feira, 19, para uma reunião com o Grupo Sany. O encontro teve como foco oportunidades reais de cooperação entre as partes, além do agendamento de encontros da empresa com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O ministério também mencionou a participação da empresa chinesa em um evento de mineração, petróleo e gás que acontecerá no Vale do Aço, Minas Gerais, em fevereiro.
Silveira foi recebido por Chen Jiayuan, membro do Conselho do Grupo Sany, e por Alex Xiao, presidente da Sany Brasil. Entre as possibilidades discutidas está a criação de uma nova fábrica no Brasil para fabricar e montar equipamentos para construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento de energia. As negociações ainda estão em andamento.
O ministério destacou que o projeto pode transformar o Brasil em um centro industrial e tecnológico do Grupo Sany para a América Latina, fortalecendo as cadeias de produção locais, transferindo tecnologia, capacitando trabalhadores e gerando empregos e renda.
O Grupo Sany é conhecido por atuar com máquinas pesadas, equipamentos para mineração, eletrificação industrial e sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS). Suas tecnologias estão alinhadas com o leilão de baterias que o governo brasileiro irá realizar em breve, trazendo confiança regulatória e oportunidades para o ambiente de negócios do país.
O ministro Alexandre Silveira continuará sua agenda internacional até o domingo, 25. Após compromissos em Riade, Arábia Saudita, ele foi para Xangai, onde deve visitar o Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics).
