A empresa Shein, que é muito conhecida por vender roupas baratas pela internet, decidiu abrir suas primeiras lojas físicas permanentes no mundo na França.
A partir de novembro, seis lojas serão inauguradas em diferentes cidades do país. A primeira será em Paris, na famosa loja de departamentos BHV Marais. As outras cidades que receberão lojas são Dijon, Reims, Grenoble, Angers e Limoges.
A Shein afirmou que essa iniciativa é mais do que a abertura de lojas, é um esforço para ajudar a reorganizar os centros das cidades na França, revitalizar grandes lojas e apoiar a moda local. A empresa também promete gerar 200 empregos diretos e indiretos.
A Shein foi criada na China em 2012 e tem sua sede em Singapura. Ela é muito popular por oferecer uma grande variedade de roupas e acessórios a preços muito acessíveis, utilizando uma forte estratégia de marketing.
Contudo, a empresa enfrenta críticas por causar danos ambientais devido à grande quantidade de roupas que produz e vende. Também existem dúvidas sobre as condições de trabalho nas fábricas que fornecem os produtos.
Na Europa, outras empresas de moda e roupas criticam a Shein por competir de maneira injusta, já que ela não segue as mesmas regras de meio ambiente, direitos dos trabalhadores e segurança que valem no continente.
A Shein emprega cerca de 16.000 pessoas no mundo todo e em 2022 teve um faturamento de aproximadamente 23 bilhões de dólares, o que equivale a cerca de 120 bilhões de reais, considerando a cotação da época.
© Agence France-Presse