O setor financeiro reafirmou seu apoio ao Banco Central (BC) depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma inspeção para verificar a liquidação do Banco Master. Esse apoio foi formalizado em uma nota conjunta assinada por 11 organizações que representam bancos, fintechs e cooperativas de crédito.
Na nota, o grupo expressa total confiança nas decisões técnicas do BC relacionadas às suas funções de regulamentação e fiscalização. Também destaca a importância de manter a autonomia da instituição para garantir um sistema financeiro estável, resistente e íntegro.
“O Banco Central do Brasil desempenha um papel fundamental, realizando uma supervisão bancária cuidadosa e independente, focada na segurança e honestidade, com base em critérios técnicos, prudência e vigilância”, diz o comunicado, que não menciona diretamente o TCU.
Entre os signatários estão a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Zetta, que representa as principais fintechs do país.
Ao todo, 757 instituições financeiras, 689 cooperativas de crédito e 15 associações ligadas à Fin apoiam a nota.
Este documento reforça a confiança que o setor financeiro tem demonstrado ao BC diante de questionamentos judiciais sobre a liquidação do Banco Master.
Recentemente, no final do ano passado, associações do setor já haviam defendido o Banco Central após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendar uma acareação sobre o caso.
Organizações que assinam a nota incluem:
- Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin);
- Associação Brasileira de Bancos (ABBC);
- Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI);
- Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE);
- Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs);
- Associação Brasileira de Câmbio (Abracam);
- Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi);
- Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima);
- Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
- Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB);
- Associação que representa empresas do setor financeiro e de meios de pagamento (Zetta).
Estadão Conteúdo.
