21.5 C
Brasília
sexta-feira, 08/08/2025

Setor de calçados prevê perda de 8 mil empregos por tarifa dos EUA

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
17.3 °
49 %
1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
22 °

Em Brasília

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, informou nesta quinta-feira (7/8) que aproximadamente 8 mil empregos diretamente relacionados ao setor de calçados podem ser perdidos devido à sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo ele, se os impostos não forem alterados, as exportações brasileiras de calçados devem cair cerca de 9% nos próximos 12 meses. Ferreira ainda alertou que até 20 mil empregos podem ser afetados ao considerar toda a cadeia produtiva da indústria calçadista.

“É urgente buscar medidas de contingência e trabalhar para que o setor calçadista esteja na lista de exceções, ou pelo menos reduzir a sobretaxa dos 50% para um valor mais razoável para ambas as partes”, comentou Haroldo após se reunir com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), Geraldo Alckmin, na sede do ministério em Brasília.

Para o setor calçadista, uma alternativa menos prejudicial seria manter a tarifa em 10% ou elevar para 15%, ajudando a preservar a competitividade dos preços em relação à indústria europeia.

Plano de Contingência

Ferreira destacou que o governo está avaliando a expansão do programa Reintegra para mitigar os impactos da tarifa, além de discutir flexibilização trabalhista para evitar demissões e a criação de linhas de crédito com juros subsidiados. O plano oficial deve ser anunciado em breve.

O Reintegra é uma iniciativa federal focada em pequenas e médias empresas exportadoras, que busca ampliar mercados por meio da restituição de impostos pagos durante a cadeia produtiva.

“Essas medidas serão divulgadas enquanto buscamos reduzir a sobretaxa de 50%, para evitar o aumento de demissões. Já sentimos a suspensão de pedidos no setor, o que pode levar a cortes de vagas caso não haja um plano de contingência, que esperamos ser revelado na próxima semana, conforme informado pelo vice-presidente”, explicou Ferreira.

Veja Também