17 C
Brasília
sexta-feira, 09/01/2026

SES-DF reconhecida por controlar surto de sarampo em 2025

Brasília
nublado
17 ° C
17 °
16.7 °
96 %
1.5kmh
100 %
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
27 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde pela efetiva atuação no controle do surto de sarampo ocorrido em 2025. Esse reconhecimento valoriza a resposta rápida da gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), a cooperação entre instituições e o trabalho conjunto das equipes de vigilância, que foram essenciais para identificar, investigar, conter e evitar novos casos.

“Esse resultado mostra a eficiência do nosso sistema de saúde, o compromisso das equipes e a seriedade com que enfrentamos eventos importantes para a saúde pública”, ressaltou o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda. “É uma conquista de todos, que fortalece a vigilância e aumenta a proteção da população.”

Uma das bases da estratégia da SES-DF foi a vigilância ativa. Entre as ações, estiveram o reforço na vigilância epidemiológica, a busca ativa por casos suspeitos e a análise laboratorial. As equipes de saúde realizaram vacinações em unidades da rede pública e em locais com grande circulação de pessoas, focando nas áreas com baixa cobertura vacinal.

Historicamente, o DF teve 30 notificações suspeitas de sarampo em 2023, todas descartadas após investigação. Em 2024, foram 36 notificações, também sem confirmação de casos. Em 2025, até o final do ano, foram 72 notificações suspeitas, resultando na confirmação de um único caso importado.

Após confirmar o caso, medidas rápidas foram tomadas. A SES-DF localizou e monitorou 278 pessoas que tiveram contato com o paciente, que permaneceu isolado em casa para evitar transmissão. Foram dadas orientações sobre a doença, sinais de alerta, conferência do cartão de vacinação e ações de vacinação direcionadas. Além disso, um comunicado foi enviado para toda a rede pública e privada de saúde.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação contra sarampo é feita com duas doses da vacina tríplice viral para crianças de 1 ano até 29 anos, uma dose para adultos entre 30 e 59 anos, e duas doses para profissionais de saúde, independentemente da idade. A população deve buscar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima se apresentar febre acompanhada de manchas vermelhas ou rosadas na pele, tosse, coriza ou conjuntivite, levando o cartão de vacinação para avaliação e atualização, se necessário.

Veja Também