Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estão oferecendo apoio emocional aos participantes da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece até quinta-feira (21). O evento reúne pessoas de todas as regiões do país e ocorre de 18 a 21 de agosto.
A Subsecretaria de Saúde Mental (Susam) da SES-DF preparou uma sala especial no local da conferência para ouvir e ajudar aqueles que possam estar passando por ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais.
Além disso, a iniciativa visa prevenir situações de violência ou violação de direitos durante o evento. O atendimento é feito por psicólogos, enfermeiros e psiquiatras da rede pública.
Ab-Diel de Andrade, chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) da SES-DF, comentou que também foram instalados um ponto de vacinação e espaços dedicados a Práticas Integrativas em Saúde (PIS).
Ele ressaltou a importância da conferência, que aborda temas como o impacto das novas tecnologias no trabalho e a contratação por meio de pessoas jurídicas, fenômenos que afetam a saúde dos trabalhadores.
Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental, destacou que ter profissionais preparados para ouvir e apoiar durante eventos grandes melhora a qualidade do atendimento oferecido ao público.
As conferências nacionais são organizadas pelo Ministério da Saúde para garantir a participação da população nas decisões sobre políticas públicas para a saúde do trabalhador.
Um dos objetivos principais da 5ª CNSTT é discutir e propor medidas que fortaleçam o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) no ambiente de trabalho.
Na abertura oficial do evento, o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na mesa principal.
Informações da Agência Brasília