22.5 C
Brasília
quinta-feira, 22/01/2026

SES-DF lança SAMia, assistente virtual grátis para cuidar da saúde mental

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
23.4 °
22.5 °
73 %
5.1kmh
75 %
qui
25 °
sex
23 °
sáb
23 °
dom
20 °
seg
25 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou a SAMia, uma assistente virtual gratuita que ajuda no cuidado da saúde mental. Essa iniciativa está ligada ao Janeiro Branco, uma campanha que incentiva a cuidar do bem-estar e evitar problemas emocionais com atitudes simples e acessíveis.

Segundo a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, a SAMia é uma parceira para criar hábitos mais saudáveis, oferecendo apoio e orientações personalizadas.

Entre as opções que a ferramenta oferece, está um chat para conversas livres, onde o usuário pode desabafar sobre seu dia a dia e receber suporte emocional. A SAMia também traz exercícios para relaxar, como técnicas de respiração guiada, meditações e atividades para a mente, como anotar pensamentos e fazer exercícios de gratidão.

Um destaque é a ‘jornada da felicidade’, um programa de 30 dias com tarefas rápidas para incentivar o cuidado consigo mesmo. Durante essa fase, um mascote virtual acompanha o usuário, evoluindo conforme a participação nas tarefas, o que ajuda a trazer leveza e melhorar a qualidade de vida.

O desenvolvimento da SAMia contou com o trabalho de uma equipe de especialistas, incluindo psiquiatras, psicólogos, neuropsicólogos e profissionais em segurança do paciente. O projeto levou nove meses, com revisão de estudos, testes e ajustes. A inteligência artificial usada é segura, alimentada apenas com informações confiáveis, detectando sinais de sofrimento grave e sugerindo buscar ajuda presencial quando necessário.

O acesso à SAMia é anônimo e seguro, sem necessidade de cadastro, garantindo total privacidade. Pode ser usada a qualquer hora do dia, como durante pausas no trabalho ou em casa, ressaltando a importância de reservar tempo para cuidar da saúde mental.

Especialista da Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), Keyla Almeida, destaca que a privacidade faz com que os usuários se sintam à vontade para se expressar sem medo.

Veja Também