Representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participaram nesta terça-feira (20) do evento Colabora APS, organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências na Atenção Primária à Saúde (APS) entre diferentes regiões do país.
O encontro visa fortalecer a colaboração entre profissionais de saúde, reconhecer iniciativas bem-sucedidas e apoiar projetos inovadores, ampliando sua divulgação e possibilidade de serem adotados em outras localidades. Mais de 400 experiências concorrentes foram apresentadas, mostrando o compromisso dos servidores envolvidos.
Na abertura, o gerente de Estratégia de Saúde da Família da SES-DF, Virgílio Marques, destacou a importância da troca para incentivar inovações na gestão e no atendimento em saúde. “Temos núcleos de experiências muito positivas, fundamentais para manter a saúde da família mais integrada e alinhada”, afirmou.
Ana Carolina Brandão, da coordenação-geral da ENSP, ressaltou o impacto do evento: “Queremos criar uma rede de troca e fortalecimento que só é possível graças ao empenho dos servidores”. O Colabora APS busca contribuir para a melhora contínua da APS no país por meio da troca de estratégias usadas em diversas regiões.
