O Índice dos Gerentes de Compras (PMI) para o setor de serviços do Brasil aumentou de 47,7 pontos em outubro para 50,1 pontos em novembro, alcançando o nível mais alto dos últimos oito meses. Um índice acima de 50 pontos indica que o setor está em crescimento.
Esses dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 3, pela S&P Global, que ressaltou que no mês passado houve uma melhora na demanda por serviços, um crescimento nos novos negócios e mais empregos gerados nesta área.
Pollyana de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, mencionou em nota que, embora o aumento possa estar relacionado ao evento COP30, será importante observar os dados de dezembro para verificar se esse crescimento nas vendas continuará.
Ela também destacou que há um aumento na confiança dos empresários e na geração de empregos, mas que o cenário para a eleição presidencial de 2026 pode trazer desafios e maior insegurança ao mercado.
PMI Composto
O PMI Composto, que avalia a atividade conjunta dos setores de serviços e indústria, subiu de 48,2 pontos em outubro para 49,6 pontos em novembro.
Estes resultados refletem uma recuperação gradual do setor de serviços no Brasil, mostrando sinais positivos para a economia nos próximos meses.

