GABRIELA CECCHIN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Serasa, empresa brasileira focada em proteção ao crédito, lançou um mutirão para facilitar a negociação de débitos com instituições financeiras até 30 de junho. Esta ação conta com a participação de mais de 40 bancos e tem caráter urgente, visto que os atrasos em pagamentos de cartões de crédito são apontados como a principal causa para o aumento da inadimplência no país.
As financeiras oferecem cerca de 400 milhões de propostas com abatimentos que podem alcançar até 97% do valor original da dívida. Para usufruir das condições de forma digital, o consumidor pode acessar o site ou aplicativo Serasa Limpa Nome, assim como o WhatsApp (11) 99575-2096.
Além do ambiente virtual, é possível realizar acordos em agências parceiras dos Correios, porém é cobrada uma taxa de R$ 4,20 por cada dívida renegociada e R$ 3,00 para consultas sobre os acordos, devido aos custos de emissão da segunda via dos boletos.
As dívidas relacionadas a bancos correspondem a 27,8% do montante total das pendências financeiras no Brasil, segundo o mais recente Mapa da Inadimplência da Serasa. Atualmente, mais de 65 milhões de brasileiros possuem débitos somente com instituições bancárias.
No estado de São Paulo, 8,2 milhões de pessoas encontram-se inadimplentes com bancos e mais de 2,4 milhões têm exclusividade em dívidas com esses organismos. Na mesma região, a Serasa disponibiliza mais de 132 milhões de propostas de negociação.
Como utilizar o aplicativo para negociar no mutirão da Serasa com bancos:
- Faça o download do aplicativo Serasa, disponível para Android e iOS;
- Informe seu CPF e preencha o cadastro;
- Verifique seu score e as dívidas exibidas na tela inicial;
- Toque em “Ver ofertas”;
- Selecione a dívida e confira as condições de desconto;
- Pressione “Negociar” para realizar o acordo;
O usuário poderá escolher a melhor forma de pagamento para sua situação. Se optar por boleto, será necessário copiar o código, baixar o arquivo ou solicitar o envio via WhatsApp. Caso opte pelo Pix, a serasa garante a limpeza de nome de forma imediata.
Cartão de crédito lidera como principal causa das dívidas
Um estudo do Serasa com 921 bancos indicou que quase 70% das dívidas estão relacionadas ao uso do cartão de crédito, com empréstimos pessoais somando 56%, seguidos pelo uso do cheque especial ou limite da conta corrente, que representam 31%.
Além disso, 46% dos consumidores mencionaram que tentaram negociar diretamente com os bancos sem sucesso. As principais razões por trás das inadimplências bancárias incluem perda de renda ou desemprego, despesas inesperadas devido a questões de saúde ou acidentes, e dificuldades em administrar as finanças pessoais.