A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) visitou, nesta segunda-feira (2), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), localizado em Salvador, para conferir a implantação do programa CNH do Brasil. O projeto, apoiado pela Controladoria-Geral da União (CGU), tem como objetivo garantir que as mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sejam aplicadas de forma uniforme em todo o país.
Durante a visita, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, acompanhou as atividades administrativas e operacionais do Detran-BA. A Bahia está entre os primeiros estados a iniciar as alterações no processo para adquirir a CNH. Catão destacou: “Temos clareza dos desafios enfrentados por cada Detran na implantação dessa política pública importante. Nosso foco é sempre atender da melhor forma os cidadãos”.
Uma das principais mudanças é a retirada da baliza como etapa obrigatória no exame prático. O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que passou a valer no último domingo (1º), será adotado em todos os Detrans do país, definindo os procedimentos das novas regras, com foco na segurança no trânsito. Conforme Catão, “as mudanças tornam as provas teórica e prática mais próximas da realidade do trânsito brasileiro”.
Na Bahia, foram registrados 274.751 pedidos para a primeira habilitação e 209.688 inscrições no curso de condutores. Em nível nacional, os pedidos para tirar a CNH ultrapassam 3 milhões, conforme dados do Governo Federal.
