FERNANDA BRIGATTI
FOLHAPRESS
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) pediu nesta segunda-feira (2) à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, seja convidado para esclarecer sobre o fechamento do Banco Master.
O Banco Central decretou o encerramento das atividades do banco em 18 de novembro do ano passado. Na noite anterior, o dono do banco, Daniel Vorcaro, foi preso ao tentar sair do país, e atualmente cumpre prisão domiciliar.
No pedido enviado à CAE, Veneziano ressaltou a importância da transparência e afirmou que é necessário que as autoridades esclareçam o que aconteceu no chamado ‘escândalo do Banco Master’. Ele também destacou a necessidade de explicar as ações tomadas para evitar maiores prejuízos causados por esse grave problema.
Veneziano é irmão do ministro Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), onde foi aberta uma investigação para avaliar a atuação do Banco Central na supervisão do Banco Master. Essa investigação foi iniciada por outro ministro, Jhonatan de Jesus, que chegou a considerar a possibilidade de reverter o fechamento do banco.
Posteriormente, Galípolo e Vital do Rêgo se reuniram para discutir o caso e acordaram que o Banco Central retiraria um recurso contra a decisão de Jhonatan de Jesus. Também ficou decidido que o TCU analisará os documentos para garantir segurança jurídica.
Na última semana, o jornal Folha de S. Paulo revelou que o Banco Central enfrenta um clima de desconfiança interna após a abertura de uma investigação solicitada por Galípolo para verificar possíveis falhas na fiscalização do Banco Master.
