16.5 C
Brasília
terça-feira, 17/06/2025




Senador Alcolumbre permite criação de CPI para investigar crime organizado

Brasília
céu pouco nublado
16.5 ° C
16.5 °
15 °
83 %
1.1kmh
15 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
21 °

Em Brasília

Senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, autorizou nesta terça-feira (17/6) a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com o objetivo de investigar atividades criminosas organizadas.

O pedido foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira e contou com a assinatura de 31 senadores. Agora, os líderes dos partidos precisam escolher os membros que participarão da comissão.

O foco da investigação será examinar a atuação, crescimento e funcionamento de organizações criminosas no Brasil, especialmente facções e milícias, explorando suas formas de operação, condições de estabelecimento e expansão em diferentes regiões, além das estruturas de comando.

O requerimento para a criação da CPI foi protocolado em fevereiro e espera-se que a comissão seja formada logo após o recesso legislativo.

Alessandro Vieira destacou que o crime organizado se tornou uma grande operação ilegal, atuando tanto dentro como fora dos presídios, aumentando sua influência sobre comunidades e até mesmo agentes públicos. O Senado tem o dever de investigar essas atividades e sugerir medidas efetivas para conter esse avanço.




Veja Também