19.5 C
Brasília
terça-feira, 18/11/2025




Senado homenageia família Chagas pela contribuição científica

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
0.5kmh
0 %
ter
34 °
qua
32 °
qui
34 °
sex
27 °
sáb
24 °

Em Brasília

Na última sexta-feira (14), o Senado Federal realizou uma sessão especial para reconhecer o pioneirismo da biofísica no Brasil e homenagear o legado do renomado cientista brasileiro Carlos Chagas Filho. Sua pesquisa em neurofisiologia colocou o Brasil em destaque nas pesquisas internacionais em biofísica. Filho do médico Carlos Chagas, que descobriu a Doença de Chagas, Carlos Chagas Filho deu continuidade ao importante trabalho científico iniciado por seu pai.

Durante o evento, foi comemorado também o aniversário de 80 anos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O senador Marcos Pontes (PL-SP) foi o idealizador da sessão. Segundo ele, a trajetória de Carlos Chagas Filho é fundamental para a história da ciência brasileira. “Hoje celebramos um dos maiores nomes da ciência do país, cuja dedicação e rigor transformaram a ciência biomédica brasileira e levaram o Brasil ao reconhecimento mundial. É uma homenagem à biofísica como área estratégica e ao legado da família Chagas“, destacou o senador, que estava ao lado de Maria Pia Chagas Marcondes Ferraz Montenegro, bisneta e neta dos homenageados, representando a família.

Marcos Pontes ressaltou seu empenho para preservar a memória da família Chagas e fortalecer a ciência como política pública. Ele apresentou o PL 3.967/2024 para inscrever Carlos Chagas no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria e o PL 138/2024 para instituir o Dia Nacional do Biofísico, a ser celebrado em 12 de setembro. Ambos os projetos foram aprovados no Senado e aguardam votação na Câmara dos Deputados.

Maria Pia demonstrou emoção ao falar sobre seus avós, destacando a admiração pelo senador astronauta Marcos Pontes e o reconhecimento merecido ao seu avô e bisavô, que segundo ela, deveria ter recebido o prêmio Nobel. “Investir em pesquisa é investir no futuro do país”, enfatizou ela.

O pró-reitor da UFRJ, João de Mello Neto, destacou a importância da visão de Carlos Chagas Filho sobre o papel da pesquisa, afirmando que esta homenagem serve como inspiração para que o país entenda que não há desenvolvimento sem um projeto sólido de ciência e educação.




Veja Também