26.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

Senado autoriza transferência de servidor para acompanhar cônjuge

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
28.7 °
26.5 °
29 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °

Em Brasília

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24/6) uma proposta que assegura aos funcionários públicos o direito de serem transferidos para outra cidade quando forem acompanhar o deslocamento do cônjuge servidor, desde que essa mudança ocorra por interesse da administração pública. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

Essa nova regra é válida para servidores públicos, militares e empregados públicos de todos os Poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios que sejam transferidos por interesse da administração pública.

A transferência do servidor será realizada mediante solicitação do próprio servidor, não podendo ser imposta pelo empregador. A alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estipula que os custos dessa transferência não serão responsabilidade do empregador.

Para que a transferência seja autorizada, é necessária a existência de uma filial ou representação na localidade para onde o servidor deseja ser transferido, e a movimentação deve ser feita de forma horizontal, dentro do mesmo quadro de pessoal.

O projeto foi aprovado previamente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal em 11 de junho e, posteriormente, recebeu aprovação do Plenário. A iniciativa legislativa teve início na Câmara dos Deputados e é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

Veja Também